Jaguar I-Pace Forum banner

A velocidade de carregamento DC é maior com o I-Pace mais recente (2022) vs o I-Pace de 2019?

6.7K views 23 replies 14 participants last post by  ZaphodBeeblebrox  
#1 ·
Ontem, eu estava em um posto de carregamento Fastned carregando meu I-Pace 2019 quando um I-Pace 2022 mais novo parou ao meu lado e também começou a carregar.
Foi um momento agradável para comparar a velocidade de carregamento dos dois carros.

Meu carro estava carregando naquele momento a cerca de 66 kW a 47%. O I-Pace 2022 estava fazendo 103 kW a 13% caindo para cerca de 85 kW a 45%.

Meu I-Pace ainda está na versão de software 16-ponto-alguma coisa e nunca teve uma atualização de software (além das atualizações OTA).
O outro I-Pace tinha uma versão muito mais recente.

Eu sei que, oficialmente, o I-Pace ainda é limitado a cerca de 100 kW em estações de carregamento rápido. Mas seu I-Pace mais novo estava definitivamente carregando mais rápido que o meu. E ambos os motoristas tinham dirigido apenas uma curta distância (de casa para o carregador).

Então, minha pergunta é: I-Pace com o firmware/software mais recente realmente carrega mais rápido do que as versões anteriores?
E, se sim, não faria sentido atualizar meu carro?
(Até agora, o revendedor sempre disse que atualizaria o carro apenas se necessário).

#2 ·
Os modelos MY21 e posteriores têm uma curva de carregamento DC diferente em comparação com os modelos anteriores. É mais rápido? Sim e não.... é mais rápido (sob as condições corretas de controle da temperatura da bateria) na faixa de 10-60% mais ou menos, mas é mais lento em SOCs mais altos. Em outras palavras, 10 a 80% levarão aproximadamente o mesmo tempo, mas sessões de carregamento mais curtas podem ser mais rápidas em alguns minutos.

Infelizmente, não há nada que você possa fazer em um modelo MY19 ou MY20, pois, tanto quanto eu sei, não há atualização para ter a curva de carregamento DC diferente dos modelos posteriores.

#3 ·
Ontem, eu estava em um posto de carregamento Fastned carregando meu I-Pace 2019 quando um I-Pace 2022 mais novo parou ao meu lado e também começou a carregar.
Foi um momento agradável comparando a velocidade de carregamento dos dois carros.

Meu carro estava carregando naquele momento a cerca de 66 kW a 47%. O I-Pace 2022 estava fazendo 103 kW a 13% caindo para cerca de 85 kW a 45%.

Meu I-Pace ainda está na versão de software 16-ponto-alguma coisa e nunca teve uma atualização de software (além das atualizações OTA).
O outro I-Pace tinha uma versão muito mais recente.

Eu sei que, oficialmente, o I-Pace ainda é limitado a cerca de 100 kW em estações de carregamento rápido. Mas seu I-Pace mais novo estava definitivamente carregando mais rápido que o meu. E ambos os motoristas tinham dirigido apenas uma curta distância (de casa para o carregador).

Então, minha pergunta é: I-Pace com o firmware/software mais recente realmente carrega mais rápido do que as versões anteriores?
E, se sim, não faria sentido ter meu carro atualizado?
(Até agora, o revendedor sempre disse que atualizaria o carro apenas se necessário).
Esse comportamento é bastante típico para o meu na FastNed, o meu tende a começar em cerca de 120Kwh em carregadores ultrarrápidos quando está quente, não há restrição para 100Kwh.

#4 ·
Eu tive ambos e sim, o MY21 definitivamente carrega mais rápido do que o 2019 que tivemos para as vezes que carregamos.
Eu acho que o MY21 atinge a velocidade mais rápido e permanece mais alto do que eu estava experimentando, até 80% de qualquer maneira, ainda não passei disso no novo... melhores cumprimentos

#5 ·
Eu tive ambos e sim, o MY21 definitivamente carrega mais rápido do que o 2019 que tínhamos para as vezes que carregamos.
Eu acho que o MY21 atinge a velocidade mais rápido e permanece mais alto do que eu estava experimentando, até 80% de qualquer maneira, ainda não estive acima disso no novo.. melhores cumprimentos
Ele obviamente cai a 80%, como todo EV, eu geralmente consigo de 3% a 100% em cerca de uma hora

#6 ·
Obrigado por todas as respostas rápidas.
Fico feliz em saber que a JLR fez pelo menos um pouco neste departamento nos últimos anos.

Alguém sabe se isso se deve apenas à versão do software ou se há mais alguma coisa envolvida?

#7 ·
Um pouco fora de tópico, mas talvez seja bom ter uma pequena referência.
Quando eu estava conversando com o proprietário do I-Pace 2022 (na verdade, conversamos por mais de uma hora), também havia dois BMW i4 carregando na estação na nossa frente. Ambos os BMW estavam carregando a cerca de 75 kW a cerca de 50% SOC.
Dado o fato de que, oficialmente, o i4 pode carregar muito mais rápido do que o I-Pace, acho que o I-Pace 2022 não estava indo tão mal assim.

#8 · (Edited)
Para comparar objetivamente as taxas de carregamento, a temperatura da bateria e o SoC inicial têm que ser os mesmos. O iPace é particularmente suscetível ao cold gating. O i4 irá pré-condicionar a bateria a caminho de um HPC em condições frias quando definido como destino no sistema de navegação, desde que tenha SoC suficiente (o mesmo que a Tesla e algumas outras marcas). Eu vi isso na Ionity aqui no inverno, o i4 consumindo 150 kW a 30-40% e o iPace lutando a 50-70 kW para um SoC semelhante.

#9 ·
Acho que o hardware na primeira versão do ipace é capaz de aceitar 120kw nas melhores condições, mas a JLR (via software) limita-o a 102kw após as negociações de garantia com a LG. Quando a Audi lançou o etron em 2019 (com a mesma tecnologia na bateria que o ipace) com um pico de 150kw, houve rumores de que a JLR iria desbloquear o limite de velocidade de carregamento. Nunca aconteceu….

#18 ·
Eu acho que o hardware na primeira versão do ipace é capaz de aceitar 120kw na melhor condição, mas a JLR (via software) limita-o a 102kw após as negociações de garantia com a LG. Quando a Audi lançou o etron em 2019 (com a mesma tecnologia na bateria que o ipace) com um pico de 150kw, houve rumores de que a JLR iria desbloquear o limite de velocidade de carregamento. Nunca aconteceu…
não há chance de programar uma velocidade mais alta?

#10 ·
Posso confirmar que um modelo de 2019 ultrapassa os 100kW em algumas etapas do processo de carregamento.
Não tenho investigado como, quando e porquê.

Francamente, costumo usar o carregador de 50kW menor. Hoje em dia, eles estão disponíveis porque todos correm para os 300kW.
Não vejo razão para fritar a bateria por alguns minutos de espera.

#12 ·
O iPace manteve 105 kWh durante a maior parte deste carregamento rápido, mais rápido do que eu precisava para fazer xixi (lavar as mãos) e pegar algumas batatas fritas no McD para concluir minha jornada de qualquer maneira...
Image

Image
Image

#13 ·
Por favor, diga-me que esse foi o tempo gasto para carregar até 40% e não o tempo real. Ou você realmente passou dez horas e meia indo de 20% a 40%? :D

Qual era a porcentagem quando você conectou?

#14 ·
20% após 7 minutos, tempo total 17:30 minutos, parado em 40%, não tenho certeza onde 10 horas poderiam ser gastas em Leeming Bar!

#15 ·
É praticamente o melhor cenário para um I-Pace. Eu sabia que o I-Pace tinha uma carga rápida ruim, mas o meu perfil de condução não inclui muita necessidade de carga rápida. Quando isso acontece, eu pararia por um mínimo de 30 a 45 minutos de qualquer maneira.

#16 ·
O mesmo para mim. Eu provavelmente só precisava de 10Kw para chegar em casa, então 29Kw em 17 minutos a uma média de 100Kwh é perfeito para mim, qualquer coisa mais rápido e você precisa beber menos cafés por dia, ou ter menos de 30 anos!

#17 · (Edited)
Estatisticamente, a grande maioria das pessoas só faz viagens de longa distância uma ou duas vezes por ano. O tempo total gasto em carregamento rápido para essas pessoas é insignificante. Paradoxalmente, muitas pessoas baseiam suas escolhas de compra de veículos elétricos puramente no fato de que podem economizar 40 minutos carregando em um carregador rápido uma ou duas vezes por ano. Então, quando fazem uma viagem de distância maior onde esses atributos importam, acabam parando por uma hora de qualquer maneira.

Como o colega que comprou um Ioniq 5 em vez do ID.4 que ele e sua esposa preferiam pelo estilo, porque o Ioniq 5 poderia carregar rapidamente em 15 minutos em vez de 35. Então, em sua única viagem em família em mais de um ano, ele estava se gabando que seu Ioniq 5 estava pronto para partir antes mesmo de terminarem o almoço. Eu perguntei quanto tempo ele parou e, sem um pingo de ironia, ele disse que pararam por cerca de uma hora para comer e deixar as crianças brincarem no parque infantil próximo. Eu ri quando ele disse que teve que desconectar seu Ioniq 5 totalmente carregado após 45 minutos para evitar uma taxa de permanência excessiva. Também apontei que ele essencialmente monopolizou um carregador de 350kW por 30 minutos extras.

#19 ·
Carreguei o i-pace de 2019 da minha esposa este fim de semana, carregador de 180kw, chegou com pouco mais de 20% de bateria a 33 graus e consegui 66kw :( O meu contrato de leasing da Tesla termina em 8 meses e estou a pensar em voltar para um i-pace, modelo 2022 ou 2023, esperava que carregasse um pouco mais rápido, mas para a distância ocasional que percorro, não vou precisar.

#23 ·
Carreguei o i-pace de 2019 da minha esposa este fim de semana, carregador de 180kw, chegou com pouco mais de 20% de bateria a 33 graus e conseguiu 66kw :(
Meu contrato de leasing da Tesla termina em 8 meses e estou pensando em voltar para um i-pace, modelo 2022 ou 2023, esperava que carregasse um pouco mais rápido, mas para a distância ocasional que percorro, não precisarei.
Se você parece consistentemente atingir o limite de 60kw em vários carregadores rápidos, leve-o a um revendedor. O meu teve isso e precisou de uma atualização de software para um dos módulos para corrigi-lo. Agora carrega a ~120kw em condições ideais.

#20 ·
Já vi 80KW algumas vezes em condições ideais, geralmente se você conseguir 50kw é bom

#21 ·
Eu vi 80KW algumas vezes em condições ideais, geralmente se você conseguir 50kw é bom
Eu vi mais de 80 em um Tesla com apenas eu na sexta-feira. Quando voltei, estava abaixo de 40 com 6/8 ocupados. A média foi de 66kwh para 34kw entregues.

Eu assumi que o transformador local terá menos disponível à medida que o uso aumentar. É nominalmente 150kwh, mas duvido que haja 1200 kwh disponíveis e essa foi a queda.

#22 ·
Após a atualização H441 ser aplicada ao carro (agora estou na versão BV), meu carro carrega mais rápido nos carregadores de 150kW e 350kW aqui. Ele agora carrega consistentemente a 104-108kW de pico ao começar com menos de 30% SOC e mantém isso até 40% SOC antes de cair para uma taxa de 8xkW e diminuir após 82-84% SOC durante os meses de verão.

Carros mais novos relatam obter taxas de carregamento iniciais até 10kW mais altas.